Orçamento de obras
Nesta fase, é feita a análise completa de custos e elaboração de orçamentos. São estudados os potenciais de risco que envolvem gastos, assim como a elaboração do Mapa de Riscos. As etapas podem ser classificadas da seguinte maneira:
- Leitura, interpretação e análise dos projetos e especificações técnicas que compõem a obra, visitas em campo e definição do período da obra;
- Levantamento das quantidades físicas do projeto arquitetônico e estimativa de projetos elétrico, hidráulico, telecomunicação, elevadores, ar condicionado, gás, fundações/topográfico, segurança, impermeabilização, cobertura, entre outros (com apresentação das memórias de cálculo).
- Estimativa/cotação de custos para as instalações complementares;
- Cotação de serviços incluindo fornecimentos de equipamento, mão de obra e materiais;
- Composições de preços unitários;
- Coleta de preços de recursos terceirizados ou não;
- Planilha de serviços, quantidades e custos – planilha orçamentária elaborada com base nos projetos detalhados com margem de erro de 5%;
- Flexibilidade para modificações no orçamento original na mesma planilha;
- Elaboração da planilha de custo direto, custo indireto e de insumos da obra;
- Fechamento da composição do BDI e de encargos;
- Curva ABC de insumos e serviços;
- Lista de materiais para efetivação das compras;
- Lista de serviços para contratação de terceiros;
- Proposta de alternativa caso encontre soluções de custos mais baratas do que as preconizadas no projeto original;
- Estudo de possíveis ganhos de escala, devido a execução de atividades cadenciadas para as obras simultaneamente, caso haja mais de 01 (uma) obra a ser executada;
- Planilha de venda;
- Proposta comercial.
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