Orçamento de obras

Nesta fase, é feita a análise completa de custos e elaboração de orçamentos. São estudados os potenciais de risco que envolvem gastos, assim como a elaboração do Mapa de Riscos. As etapas podem ser classificadas da seguinte maneira:

Ilustracao de Orçamento de obras
Ilustracao de Orçamento de obras
  • Leitura, interpretação e análise dos projetos e especificações técnicas que compõem a obra, visitas em campo e definição do período da obra;
  • Levantamento das quantidades físicas do projeto arquitetônico e estimativa de projetos elétrico, hidráulico, telecomunicação, elevadores, ar condicionado, gás, fundações/topográfico, segurança, impermeabilização, cobertura, entre outros (com apresentação das memórias de cálculo).
  • Estimativa/cotação de custos para as instalações complementares;
  • Cotação de serviços incluindo fornecimentos de equipamento, mão de obra e materiais;
  • Composições de preços unitários;
  • Coleta de preços de recursos terceirizados ou não;
  • Planilha de serviços, quantidades e custos – planilha orçamentária elaborada com base nos projetos detalhados com margem de erro de 5%;
  • Flexibilidade para modificações no orçamento original na mesma planilha;
  • Elaboração da planilha de custo direto, custo indireto e de insumos da obra;
  • Fechamento da composição do BDI e de encargos;
  • Curva ABC de insumos e serviços;
  • Lista de materiais para efetivação das compras;
  • Lista de serviços para contratação de terceiros;
  • Proposta de alternativa caso encontre soluções de custos mais baratas do que as preconizadas no projeto original;
  • Estudo de possíveis ganhos de escala, devido a execução de atividades cadenciadas para as obras simultaneamente, caso haja mais de 01 (uma) obra a ser executada;
  • Planilha de venda;
  • Proposta comercial.

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